O sucesso da Natura com o seu público

Written by on August 25, 2014

A corrida no mercado para alcançar um público alvo mostra que, cada vez mais, as empresas devem estar não somente próximas dos clientes, mas também saber ouvi-los. A brasileira Natura Cosméticos pode ser destacada neste contexto, porque coloca o consumidor como personagem atuante.

1) Para atender bem o seu cliente, pense como ele.

Toda a imagem da empresa é feita pela proximidade com a clientela, seja pela maneira de venda dos produtos, seja pelos materiais de divulgação disponíveis ou pela responsabilidade e compromisso firmado com o cliente. No caso da Natura, um dos propósitos é a compra de produtos que respeitam o meio ambiente.

Essa bandeira levantada pela empresa gera frutos, até porque o mundo busca, através de medidas como a reciclagem e a economia no uso dos bens naturais, a saída para evitar problemas ambientais.

Como a floresta amazônica tem boa parte da sua área na região brasileira e serve como imagem da biodiversidade do país, a pesquisa de produtos de beleza que buscam receitas em sementes, folhas, raízes, frutos e flores dessa exuberante natureza dá aos cosméticos a verdadeira imagem de produtos naturais, utilizando matérias-primas locais.

Natura inclui e valoriza outros biomas brasileiros, como Mata Atlântica, Caatinga, Pampas, Pantanal, Cerrado e Zonas Costeiras, que são representados em suas linhas de produtos.


2) Expanda os seus canais de comunicação

Sem lojas físicas, a empresa comercializa seus produtos pela venda direta, através dos consultores, chamados “consultores Natura”, ou seja, interessados que se inscrevem como revendedores dos produtos.

É necessário analisar os costumes locais onde o produto será lançado. No Brasil, país conhecido pela comunicação fácil entre as pessoas, não é difícil desenvolver esse tipo de comércio, feito direto entre as pessoas. É comum encontrar um revendedor entre os conhecidos, seja no trabalho, no círculo de amizade ou na vizinhança.


3) Mantenha as informações num só lugar

É muito válida a elaboração de um veículo de proximidade com os clientes. Uma das melhores formas de estar perto do público e criar uma comunicação direta é a confecção de materiais específicos, como são as campanhas editoriais da Natura em revistas especializadas.

Com o tema beleza e bem-estar, mais especificamente “bem estar bem”, slogan da Natura, a empresa cria um mostruário montado em torno do uso de seus produtos, finalidade e resultados, sem esquecer de ressaltar o comprometimento com o meio ambiente, principal base de sua imagem.

As revistas definem uma relação com o consumidor, porque, além de ensinar a melhor maneira de usar os produtos, contam histórias de vida de consultores e como a venda de produtos da marca mudou as suas vidas. Além de ser o ponto de partida das vendas, é com esse material que os consultores explicam e mostram a variedade dos produtos.


4) Aumente a eficiência e atenção ao cliente

Qualquer empresa deve sempre buscar saber o que o público precisa e, consequentemente, o que faz ele desembolsar uma quantia para adquirir um produto. Pesquisa de mercado é uma forma que as empresas têm de ouvir o que os clientes esperam de uma marca ou a utilidade dela.

A Natura, por exemplo, construiu e mantém com o público uma relação com a produção politicamente correta, assim, ela cede ao cliente a possibilidade de, sendo consumidor, estar agindo dentro de uma relação saudável com a natureza. A adoção de medidas em favor do meio ambiente, como a não realização de testes em animais, concede à empresa uma responsabilidade ambiental e provoca, também em quem compra, a mesma relação.

No período de pesquisas e criações de novos produtos, mais uma vez a empresa abre espaço para a relação com o público. Ela une o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais, como extrativismo, manejo florestal não-madeireiro, cultivo e sistema agroflorestal, atividades de culturas locais e tradicionais.


5) Atue no mercado online

As redes sociais são um caminho de relação forte entre o público e uma empresa. No caso da Natura, como todo o processo de venda é feito diretamente entre o(a) consultor(a) e os consumidores, as ferramentas online ganham uma função primordial de contato direto com o público.
Através de sites, divididos em temas relacionados com cada linha de produtos, a empresa abre o canal de troca de informações. Ela mantém blogs que divulgam artigos e iniciativas de conservação do meio ambiente. Além de presença em redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest e um canal no Youtube, e mais, páginas exclusivas para compartilhar ações e campanhas desenvovidas, como: movimentonatura.com.br; natura.net; naturaekos.com.br; institutonatura.org.br, adoromaquiagem.com.br; blogconsultoria. natura.net; naturamusical.com.br; portalhomem.com.br, além do espaço mamãe e bebê e loja virtual.


6) Dê espaço à opinião do consumidor

A aproximação com público e o uso da internet como ferramenta dessa abertura é um passo chave para a fidelização do cliente. A opinião de quem compra e usa o seu produto deve sempre ser levada em consideração.

A Natura conseguiu dar esse espaço e fez dele propaganda da própria empresa. É que ela utilizou a voz das pessoas em publicidade, através de depoimentos e experiências dos consumidores em vários vídeos. Como foi a campanha “Poetizando – todo dia”, com o tema “Encontrar poesia na rotina”, através da fala de mulheres e suas inspirações para viver melhor, ligando tudo isso à linha de produtos “Todo o dia”.

Uma maneira fácil e simples é o atendimento ao consumidor, através de linhas telefônicas e canais de contato direto.

Essa iniciativa de colocar o cliente próximo à marca resulta em maior confiança e, especialmente, maior fidelidade e identificação com a empresa.
Essas medidas atestam a eficácia da comunicação com o público. Através de estratégias de satisfação do cliente, as empresas fidelizam a relação entre o produto e o usuário.

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